Eu Fui!

Fernanda Oliveira

alunos_todos

Se existe algo que eu posso recomendar com toda a certeza, é a experiência de fazer Intercâmbio durante o Ensino Médio. Às vezes, é preciso se distanciar da sua própria realidade ou “zona de conforto” para descobrir outras faces do mundo, e de si mesmo. Em agosto de 2014 eu fui para o Reino Unido no programa de High School através da CCIT.

Eu fui para o Kent College, em Canterbury, uma cidade do século XII, relativamente pequena, mas repleta de história, cafés e lojinhas muito simpáticas. Foi definitivamente a melhor escolha que eu fiz na minha vida. A minha percepção de mundo mudou muito, além a maneira pela qual eu entendo o meu próprio país e eu mesma.

Eu aprendi muito mesmo academicamente, e em termos de experiência de vida, o que inclui aprender a circular em um lugar diferente e utilizar diferentes meios de transporte público. Eu tive oportunidades incríveis, desde ir ver o acelerador de partículas do CERN, na Suíça, até tomar chá inglês em “tea rooms”, conhecer outras cidades históricas, assistir palestras sobre Economia em Londres…

E eu também fiz amizades maravilhosas, com pessoas que eu nunca imaginaria conhecer, de várias nacionalidades, com as quais eu falo semanal ou diariamente, mesmo estando de volta no Brasil. O processo de volta foi justamente a parte mais difícil do meu Intercâmbio, muito mais difícil do que me adaptar à realidade de lá. Eu fui muito bem recebida, mas ao mesmo tempo aprendi a cuidar melhor de mim mesma, a organizar meu tempo de maneira mais independente.

No que concerne ao aprendizado da língua inglesa, o Intercâmbio me permitiu não apenas falar e escrever melhor, principalmente através da produção de várias redações para a escola e dos debates acadêmicos dos quais pude participar, mas também a compreender melhor a estrutura da língua, além de incorporar uma série de expressões idiomáticas no meu vocabulário.